GAPTA/ UFPA lança livro eletrônico sobre Caratateua!

09/10/2012 07:39

A Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou o livro eletrônico intitulado Percursos Geográficos: Pesquisa e Extensão no Distrito de Outeiro, Belém – Pa (2008 – 2011). O livro, que recebeu apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), objetiva contribuir para o entendimento do espaço geográfico do distrito de Carataueua, em Outeiro, além de incentivar a produção intelectual e bibliográfica da geografia paraense. Ele pode ser acessado aqui.

Organizado por João Márcio Palheta da Silva, Christian Nunes da Silva, Clay Anderson Nunes Chagas e Estêvão José da Silva Barbosa, o livro reúne pesquisas realizadas pelo Programa de Educação Tutorial (PET) e pelo Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA), no período de 2008 a 2011.      

Segundo o pró-reitor de Extensão, professor Fernando Arthur Neves, a leitura sobre Outeiro que o livro faz é resultado de uma “intervenção do geógrafo no espaço

urbano paraense, frente às opções de ocupação existentes, considerando as técnicas de georreferenciamento e diálogos com os locais”. Ele conta que os autores investiram na extensão como parte da formação do geógrafo, “o que credencia o apoio da Proex para colocar as ferramentas de tradução de tecnologia da universidade para o Estado, para sociedade e para os indivíduos.”

Grupos - O Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (Gapta), vinculado ao CNPq, foi criado em 2002. Ele é o Grupo de Pesquisa mais antigo da Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA, tendo seus objetivos principais ligados a atividades de pesquisa e extensão. O Gapta busca contribuir com as análises sobre a dinâmica territorial do desenvolvimento, questões referentes ao meio ambiente amazônico e à gestão territorial urbana e rural na Região Amazônica.               

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 1979 e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender as necessidades dos cursos de graduação, ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos.

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA          
Foto: Reprodução / Google           

https://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=6660

 

facebook